Espirometria: sopro

Consultas

Médicas com profissionais altamente qualificados.

Atendimento

Personalizado com muito respeito, carinho e dedicação.

Exames

Com qualidade e precisão nos
resultados.

Espirometria: sopro

Conhecida por diferentes nomes, como Prova de Função Pulmonar ou Exame do Sopro, a Espirometria é um exame utilizado para medir a quantidade e o fluxo de ar que entra e sai dos pulmões. O resultado ajuda na análise das condições de ventilação do paciente e alguns casos não podem ser avaliados plenamente sem a realização deste exame complementar. Alterações podem indicar doenças respiratórias como asma ou DPOC doença pulmonar obstrutiva crônica.

Existem três situações principais em que o médico solicita o exame de espirometria:

  • Para investigar ou monitorar doenças respiratórias;
  • Para acompanhar o estado de saúde pulmonar de trabalhadores em ambientes que possam comprometê-la;
  • Para avaliar a capacidade pulmonar de atletas.

 

Existem duas modalidades de espirometria: a clínica e a ocupacional. A primeira é geralmente realizada ou solicitada pelo médico pneumologista para monitorar a evolução clínica de pacientes com doenças respiratórias mediante tratamento ou para diagnosticar o que pode estar por trás de sintomas como tosse, falta de ar, dor no peito ou respiração anormal.

espirometria clínica também pode ser utilizada para o acompanhamento da evolução da capacidade respiratória de atletas e tem sido usada na medicina ligada a mergulhos ou altitudes. O exame de espirometria também pode ser requisitado para avaliar risco cirúrgico respiratório e a capacidade respiratória para fins periciais.

Já a espirometria ocupacional trata de monitorar a saúde respiratória de trabalhadores em atividades insalubres para o aparelho respiratório, como em ambientes onde são expostos a poeira ou produtos químicos, já que estão sujeitos a desenvolver doenças restritivas ou obstrutivas como a fibrose pulmonar.

Esta modalidade requer exames com gráficos mais simples e costuma ser realizada por médicos do trabalho, que devem fazer ou solicitar os exames periodicamente para avaliar a saúde do trabalhador e, caso seja detectado algum tipo de perda, tomar medidas com antecedência. Embora não há lei que proíba médicos do trabalho de emitir laudo para estes exames, a recomendação é que isto seja feito por pneumologistas.

Espirografia
Logo rodapé

Você sendo tratado com carinho, respeito e dedicação.


RT Dr. Carlos Eduardo CRM DF 23372

Endereço

QNA 16 LOTE 14 Sala 401 – Taguatinga (Av. Comercial Norte)

Copyright © 2022 Direitos reservados

Preencha o formulário a baixo para se tornar premium

Preencha o formulário a baixo para receber nossa circular de oferta